[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Um Retrato da Inútil Guerra do Iraque por Quem Esteve e Lutou lá. Vejam o Video

quinta-feira, 3 de março de 2011

Um Retrato da Inútil Guerra do Iraque por Quem Esteve e Lutou lá. Vejam o Video



A Guerra do Iraque foi um conflito patrocinado pelo Governo do ex-presidente Bush filho, que começou em 20 de março de 2003 e teve a participação de uma poderosa coalização militar internacional,  sob o argumento de destituir do poder o ditador Saddam Hussein e encontrar e destruir as chamadas e nunca encontradas armas de destruição de massas, que, dizia-se, como justificativa para a guerra, ameaçar o Ocidente. Oficialmente a guerra terminou em 18 de agosto de 2010, já no Governo de Barack Obama, e o seu saldo foi trágico.

A conta foi paga com milhares de mortes do povo iraquiano e será paga pelos iraquianos durante décadas, para reparação do incalculável dano ao País, que incluiu desde a destruição da próspera economia do Iraque, passando pela completa ruína da bela Bagdad, a destruição quase total de toda a infra estrutura produtiva do País, o surgimento de uma violenta guerra sectária, de cunho terrorista, entre grupos xiitas e sunitas, que perdura até hoje. Além do mais, viu-se de forma espetaculosa e deprimente para qualquer ser humano, a morte por enforcamento de Saddan Hussein e, finalmente, se pode-se dizer que houve de fato um fim, o mais trágico,  a morte  de 109.000 iraquianos, sendo 63% civis, enquanto que as baixas da coalizão liderada pelos americanos foram  de menos de 5.000 mortes, uma relação de 20/1 no score das mortes.

O video que vocês verão a seguir, e que já foi visto até agora por mais de 800.000 pessoas no You Tube, traz uma perspectiva pessoal de quem participou, lutou na guerra, se arrependeu por ter participado, e viu que as razões que levaram a que ela ocorresse foram totalmente injustificáveis. Que a guerra do Iraque só trouxe dor, tragédia a um povo já cansado de outras guerras e tragédias, e que foi vítima mais uma vez, e que não fez qualquer sentido para o próprio povo americano. Vejam e tirem as suas conclusões.






Discurso de um veterano que lutou a guerra do Iraque (legendado em português)

Agradecimentos:

Ao amigo Fábio Henrique pela sugestão do assunto ao me enviar o video. Obrigado. Valeu!

5 comentários:

  1. Amigo Zé sempre com artigos de excelente qualidade...
    Realmente, quais as razões para uma guerra? essa pergunta nunca será satisfatoriamente respondida, pois envolve um conjunto de pensamentos das mais variadas naturezas. p.ex., Quais a ou as reais (aquela motivação mor) razões que levaram às WWWI e WWWII?
    de um lado partindo do mandante (autoridades), do outro lado passando pela aceitação da execução (as forças armadas formada por uma parcela da população), e terminando em quem a apoia ou não (população)
    fato é que, talvez se mais de 2/3 do povo dissese não enfaticamente, talvez os governos não tomariam as decisões como tomam

    ResponderExcluir
  2. Eu acho interessante é o "Serviço Militar Obrigatório", imposto em diversos países que, se não for cumprido, é punido com prisão, multas e até morte. O cara não quer brigar, pra quê mandam ele pra lá? Pra quê tiram o sujeito de casa para mandarem ele para uma guerra que não é dele? Aí pra não ir muito atrás, la na WW1 e 2, vamos ficar na Guerra do Iraque, que tá mais recente... quantos milhares de civis morreram, quantos militares morreram, e quantos 'cabeças' morreram? O sujeito tá em casa com a família, de repente cai uma bomba e lá se vai a vida e tudo que construiu... a custo de quê mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Olá Walisson

    Na vedade qualquer guerra, seja por que bandeira, por que motivo for é uma inutilidade. Em especial essa sem sentido que foi a guerra do Iraque, patrocinada, na verdade, por interesses geopolíticos do EUA e seus aliados, interessados em voltar a ter controle sobre a estratégico Iraque. Foi pura cena a justificativa de se destruir armas de destruição em massa. Como isso, centenas de milhares morreram e hoje a região esta totalmente desastabelizada. No fim, ninguém ganhou, nem os próprios EUA que saíram sem implacar de fato no poder uma coligação realmente estável e amigável aos interesses americanos.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o senhor Anônimo deveria ter se identificado para as pessoas que leem esse blog pudesse saber da sua "valentia". Só quem não dá valor a vida pode apoiar as guerras, seja por que motivo for. Mas, se essa a sua opinião sr. anônimo, faça bom proveito dela.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts