[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: CNEN Constitui Comissão de Estudos Sobre Descomissionamento de Reatores Nucleares

quinta-feira, 31 de março de 2011

CNEN Constitui Comissão de Estudos Sobre Descomissionamento de Reatores Nucleares


Saiu no Diário Oficial da União- Seção 2, Nº 54, segunda-feira, 21 de março de 2011, ISSN 1677-7050,  portaria assinada pelo senhor presidente da CNEN Odair Dias Gonçalves (apresentada abaixo), constituindo uma Comissão de Estudos para elaborar projeto de Norma nuclear sobre “Descomissionamento de Reatores Nucleares". O que demonstra que os últimos acontecimentos envolvendo o acidente nuclear de Fukushima (Japão) mexeu com o sistema e órgãos encarregados de regular a questão do uso da energia nuclear no Brasil, o que é muito bom que aconteça.

Para contextualizar, a primeira unidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAA, de concepção da americana Westinghouse, entrou em operação a 28 anos e a Unidade 2, de concepção da alemã KWU/RBU, entrou em operação há 10 anos. Portanto, considerando a vida útil de uma usina nuclear como sendo de 40 anos, resta para Angra 1 - se o período de operação não for estendido - mais 12 anos, e para Angra 2 mais 30 anos.

Atualmente, Angra 1 opera com capacidade para geração de 657 megawatts elétricos, e Angra 2 com 1350 megawatts elétricos, estando previsto para Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2, a geração, também, de 1350 megawatts. Somadas as 02 unidades atualmente em operação, a produção global dá 2007 megawatts elétricos, isto é, 1,82% dos 110 mil megawatts de energia que o Brasil produz atualmente.

Com relação à portaria da CNEN e o seu alcance, o termo “descomissionamento” de instalações de natureza nuclear significa o “conjunto de ações técnicas e administrativas que devem ser realizadas para encerrar o controle regulatório da instalação”, ou seja, na prática, o fim do ciclo de geração de energia pela Usina Nuclear ou o fim da operação de um reator nuclear usado para outro fim. Portanto, um tema de extrema relevância e que deve ser bem estudado visando a segurança nuclear e, em consequência, da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts