[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Divulgação de Link´s e Blog´s

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Divulgação de Link´s e Blog´s

Esse artigo deve interessar aos blogueiros – se posso me referir assim - como eu, que como eu estão procurando formas de melhor divulgar seus blog´s. 

Achei legal escrever este texto a respeito dos vários sites disponíveis no qual o blogueiro pode colocar para divulgação os link´s de suas notícias.

Embora a lista apresentada a seguir não tenha a pretensão de incluir todos os websites que tratam do assunto, os websites listados são alguns daqueles que podem direcionar tráfego para os nossos blog´s.


Para começar, esses websites podem ser classificados em “agregadores de artigos” e “roteadores de tráfego”:

Agregadores de artigos

Roteadores de tráfego


Bom, a motivação maior neste momento é que o meu blog completou pouco mais de um mês de existência e comecei a fazer um esforço mais organizado em melhorar a divulgação do http://www.indignacaoecidadania.blogspot.com. Até então, eu somente estava fazendo a divulgação via rede de amigos no twitter, facebook e orkut, com um relativo sucesso, penso eu, em se tratando de um blog que está apenas no início. Então, acho muito positivo o recurso de aderir ao máximo possível de “redes sociais” e fazer um bom círculo de amigos, que podem ajudar na leitura de nossas notícias, vídeos, etc. e, em conseqüência, divulgar o conteúdo de nossos blogs.

Entrando no assunto principal, a experiência em me cadastrar  nos sites “roteadores de tráfego” e “agregadores de artigos” está apenas começando, mas já tenho algumas impressões que gostaria de compartilhar.

Sobre o dihitt, achei o serviço muito bom. O site é descomplicado, leve e os link´s de notícias que cadastrei foram para o “ar” de forma imediata e já tenho recebido tráfego vindo via dihitt. Muito bom o serviço. Recomendo.

Sobre o linkk  o serviço é descomplicado, mas as “classes de notícias” disponíveis para classificação dos link´s me pareceu limitada. Falta, por exemplo, a classificação das notícias de cunho como “atualidades” ou “utilidade pública.

A respeito do rec6, embora eu tenha feito o cadastro, não consigo ter acesso ao login para saber quantos click´s receberam meus link´s. A mesma dificuldade de acesso também estou tendo na noticias.via6, aonde também não consigo me logar, com a página apresentando constante erro.

Sobre o digga, o serviço é bem fácil de ser usado e o blogueiro pode, além de divulgar os link´s no próprio site, indexá-lo no yahoo, ao delicious, ao reddit, ao pligg. Recomendo para quem quer divulgar suas matérias de blog.

O mesmo posso dizer para o gostei. O site é bem intuitivo e organizado e os link´s inseridos vão para o “ar” na hora da inserção, sendo possível, assim, como em outros dos sites citados, acompanhar o desempenho dos link´s ao longo do tempo.

Quanto ao ptnoticias, da mesma forma como o dihitt, é muito fácil de se cadastrar e usar na hora. Recomendado.

Quanto ao website domelhor.net, o cadastro é rápido e facílimo. Você nem precisa confirmar nenhum link de cadastro via email, conforme prática da maioria dos sites. No entanto, quando tentei mandar uma notícia na ”aba Brasil” , recebi a seguinte resposta do servidor: Erro: O seu nível de participação ainda não permite envio de matérias. Então, não posso ainda discutir sobre a facilidade ou não do envio de link´s até que a minha condição de usuário cadastrado me permita enviar link´s ao site para publicação.

Dos chamados “ roteadores de tráfego”, posso dizer do Ueba, que faz mais de 5 dias que me cadastrei no website e estou esperando alguma notícia. Não sei se o site manda algum comunicado para o interessado se o link do blog ou da notícia foi aprovada para divulgação ou não, portanto, não posso me manifestar sobre o serviço.

Sobre o galeriadelinks, o cadastro é muito fácil, assim como o envio dos link´s para publicação. No entanto, os link´s não são publicados imediatamente e o site emite um alerta que o link será analisado antes da publicação, o que é um direito do serviço, e dos mais justificáveis. Um detalhe importante do galeriadelinks é que o sistema parece não permitir o envio de mais de um link (artigo) antes da análise do primeiro link enviado. Eu tentei mas não consegui, embora não tenha recebido nenhuma justificativa para o não envio do artigo.

Quanto ao ocioso, ele é muito fácil de cadastrar o blog. No entanto, o sistema pede que se reconfigure o blog para inclusão do sistema de troca de link´s, se o seu blog possui esse sistema - de troca de link´s -. Sobre o cadastro em si e o envio de link´s, ambos são bem amigáveis. No entanto, o envio de link´s deve ser sempre acompanhado por uma imagem extensão somente JPG ou PNG, dimensões 140 x 140 pixels (largura e altura) e tamanho máximo de 10kb. O serviço parece muito bom e a interface é bastante amigável. Recomendo aos blogueiros testar o sistema de troca de link´s, que pode alavancar seu contador de visitas.

Quanto ao Linklog, a adesão ao serviço realmente é facilíssima. Primeiramente nem é exigido cadastro e, em segundo lugar, para se enviar um link, se entra com os dados do blog e os dados do link, mais uma figura ilustrativa obrigatória de extensão JPG, JPEG, GIF e PNG, de dimensões 100 x 100 pixels, e só. É aguardar a publicação do link. Recomendo.

Quanto ao colméia, eu tentei inscever o meu blog, mas o status do sistema mostrava que “ele já estava cadastrado”(?). Bom, em sendo verdadeiro o fato do blog estar cadastrado, bastava então enviar um link para confirmar e, quando fui fazê-lo, vi que o blog não estava na relação de blogs cadastrados, portanto, nada feito para o envio dos meus link´s. Creio que se trata de algum “bug”, temporário ou não. Espero que vocês tenham melhor sorte.

No bombanet, também não consegui enviar meus link´s. O sistema exigia, além dos dados do blog e do link da notícia, uma figura  de extensão jpg .gif .png, de tamanho máximo 100 KB. Mesmo enviando uma figura de 3Kb, o sistema dava erro no carregamento para o site. Melhor sorte a quem vier a tentar. Salvo esse problema, quando corrigido, me parece bem simples de ser usado o website para a promoção dos link´s dos blogs.

Bom, finalmente, sobre o totalnews, eu fiz o cadastro há mais de 03 dias e ainda não recebi nenhuma confirmação. Assim, também nesse caso não posso dizer nada sobre o serviço.

Para terminar, já que ao indexarmos nossos blogs em um serviço on line ou divulgarmos nossas notícias estamos visando a exposição para o público, resolvi conferir o ranking dos sites “roteadores de tráfego” e dos “agregadores de artigos’ na WEB. Para tal, usei um serviço que achei muito bom, que é o BIZ Informação. Esse serviço de avaliação on line, gratuito, fornece informações sobre qualquer website, apresentando, dentre outras, estatísticas dos visitantes e um valor estimado do website, similar ao WEB Arbiter, mas mais completo. O BIZ Informação alerta, e gostaríamos de ressaltar, que os indicadores, conforme o site aponta, podem nem sempre ser exatos, sendo necessário uma pesquisa adicional e a confirmação dos detalhes. Então, com base no BIZ Informação, construímos o quadro abaixo, que inclui ainda, a título comparativo, os dados dos websites Google.com, Google.com.br, Yahoo.com, O Globo on line e JB on line. Vejamos os resultados apresentados por classificação crescente no Brasil:

Tabela comparativa com dados de 12/01/2011, 14:30hs-15:00hs Brasília, website BIZ Informação
Website
avaliado
Visualizações Diárias
Visitantes Diários
Classificação  Mundial
Classificação Brasil
Google.com.br

32.188.080 *
5.175.050 *
31
1
Google.com

1.134.386.304 *
135.702.000 *
1
2
Oglobo.globo.com

13.832.376 *
2.671.200 *
104
7
Yahoo.com

434.597.248*
84.057.752 *
4
9
Jb.com.br

6.459.490 *
1.773.450 *
168
11
Gostei.abril.com.br

1.639.952 *
575.505 *
608
19
Ocioso.com.br

107.279 *
34.400 *
8.961
172
Dihitt.com.br

127.234 *
26.445 *
10.622
229
Colmeia.blog.br

29.108 *
13.158 *
27.842
590
Noticias.via6.com

31.104 *
22.995 *
27.557
781
Linkk.com

27.457 *
12.040 *
30.253
951
Linklog.com.br

26.557 *
8.406 *
39.576
1.314
Ueba.com.br

15.454 *
8.084 *
47.377
1.591
Domelhor.net

15.454 *
6.579 *
54.991
2.098
Totalnews.com.br

7.802 *
3.633 *
100.523
2.851
Ptnoticias.com

16.209 *
5.859 *
85.671
9.343
Bombanet.com.br

2.251 *
1.376 *
267.634
9.763
Galeriadelinks.com

2.628 *
1.606 *
326.666
11.750
Digga.com.br

1.971 *
1.134 *
445.865
23.235
Rec6.com.br

< 10 *
< 10 *
12.392.300
Não mostrada
(*) O BIZ Informação informa que este é apenas uma dado estimado. Leia o Termo de Responsabilidade do website para maiores detalhes

Como se vê da tabela, o campeão de audiência na web é o conhecido google, tanto o site nacional, quanto o ponto com. No entanto, a informação mais útil aos propósitos deste artigo refere-se à posição e número de acesso dos sites promotores  de blogs e link´s, conforme estamos discutindo.

Como consideração inicial, independente do número de acessos de um website A ou B, acho que devemos, primeiramente, ajudar a divulgar o trabalho de todos esses websites, pois a relação dos blog´s com eles é biunívoca. Isto é, quanto maior e mais expressivos eles ficarem, mais acessos terão nossos blogs e link´s, ao serem promovidos por eles, e vice-versa. Eles dependem de nós e nos dependemos deles para crescermos juntos.

Para os blogs iniciantes como o http://www.indignacaoecidadania.blogspot.com, creio que vale a pena indexar o blog e os link´s em todos os websites que mostrei. A questão é ter fôlego para isso. De qualquer forma, a tabela acima pode ajudar bastante se o blogueiro desejar priorizar o esforço para divulgar  seu blog.

2 comentários:

  1. Muito bom artigo, bastante esclarecedor para quem possui blogs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fábio

    Muito Obrigado. Eu espero que seja útil para as pessoas como eu que querem promover seus blogs.

    Um abração

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts