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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Boca no Trombone 2: A Ampla e os Constantes Problemas de Fornecimento de Energia

Quem é a AMPLA?

A distribuidora Ampla Energia  e Serviços S/A foi criada em setembro de 2004, em substituição à Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (CERJ), que começou a operar em 1908. A AMPLA atende a quase 2,33 milhões de unidades consumidoras, das quais dois milhões são residenciais, 4,9 mil são industriais, 149 mil são comerciais, 52 mil são rurais, dentre outros, com consumo anual total da ordem de 9,7 milhões de Megawatt / hora. A área de concessão abrange 66 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, com extensão  de 31,8 mil Km2.

O Contrato de Concessão nº. 05/1996, firmado entre a União, por meio da ANEEL, com a AMPLA foi assinado em 9 de dezembro de 1996 e terá vigência até 2026, prorrogável por mais 30 anos.

Conforme dispõe a Lei nº. 8.631/1993, a distribuidora mantém o Conselho de Consumidores da Ampla, presidido por Marta Maria do Amaral Menezes. O conselho, que funciona na Rua Visconde do Rio Branco, Centro, Niterói, CEP. 24.020-003, pode ser contatado por meio dos telefones (21) 2729-8386 e (21) 2613-7954 e pelo e-mail conselho.consumidores@ampla.com. O email indicado eu testei e está funcionando. Mandei uma reclamação sobre os serviços da AMPLA, mas não obtive resposta ainda. Vamos ver no que dá. Quanto aos telefones, não consegui contato hoje. Mas vou tentar amanhã pela manhã novamente.

Quanto ao seu mercado, a AMPLA é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 66 municípios, sendo 65 do estado do Rio de Janeiro e um município de MInas Gerais, Bocaina de Minas.

A área de concessão da Ampla, uma concessionária privada, engloba, então,  respectivamente: Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Bocaina de Minas (MG), Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Macuco, Magé, Mangaratiba, Marica, Natividade, Niterói, Paraíba do Sul, Petrópolis, Porto Real, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Araruama, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Saquarema, Sumidouro, Trajano de Moraes, Varre-Sai e, Paraty.

Sobre inspeções conduzidas pela ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica), conforme manda a lei, elas visam monitorar as empresas sob concessão no âmbito da Agência, baseado na medição de itens da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade - SFE, que faz um acompanhamento da qualidade dos serviços e pode auditar os dados fornecidos pelas concessionárias.

Através de um sistema próprio, a ANEEL também tem acessos aos  indicadores de qualidade desejados, que são os de interrupção (DEC, FEC, DIC e FIC) relativos à duração e à freqüência das interrupções, por conjunto de consumidores e por consumidor individual; e os de níveis de tensão (DRP, DRC e ICC) relativos à ocorrência da entrega de energia ao consumidor com tensões fora dos padrões de qualidade definidos pela ANEEL.

Em 2007, através do Auto de Infração nº 401/2008-SFE, contra a Ampla Energia e Serviços S.A., por transgressão dos indicadores individuais DEC e FEC, de 2007, a Empresa foi multada inicialmente em R$292.553,93 (0,1114%) que, posteriormente, por recurso da empresa, caiu para R$101.232,66, finalmente pago.

Em 2008, o padrão de fornecimento de energia melhorou na AMPLA e a ANEEL ao medir os valores de DEC – duração das interrupções - e FEC – freqüência de interrupções, apurados no ano, contra os limites estabelecidos pela ANEEL, verificou que a duração das interrupções no fornecimento (DEC) foi de 13,21 horas em 2008, valor 25% menor que o limite de 17,56 horas estipulado pela ANEEL para a empresa e, no caso da freqüência (FEC), o número apurado foi de 10,06 interrupções no fornecimento, valor 45% menor que o limite de 18,26 determinado pela Agência.

Em 2009, o padrão de fornecimento de energia da AMPLA voltou a variar, para pior. Desta feita, a Ampla encerrou 2009 com DEC de 19,47 horas, índice superior ao de 2008 de 13,21 horas. O FEC alcançou o patamar de 11,92 vezes, também superior ao índice de 2008, de 10,06 vezes.

Em 2009 ainda, a ANEEL em seu relatório, no entanto, ressalvava que os indicadores de qualidade da Ampla daquele ano  foram fortemente impactados por eventos da supridora Furnas  e citava que esses eventos resultaram em aproximadamente 3,22 horas no DEC e 0,22 vezes no FEC – impacto de 16% e 2%, respectivamente, no índice Global da Empresa. Desta forma, expurgando-se esses eventos, se podemos considerar razoável esse expurgo, o DEC da AMPLA teria fechado 2009 em 16,25 horas e o FEC em 10,69 vezes, Mesmo assim, maiores que os mesmos indicadores de 2008. Em resumo, houve uma piora dos indicadores de qualidade de fornecimento de energia elétrica da AMPLA.

Para 2010, o que conseguimos apurar pela análise da Nota Técnica n° 0111/2010-SRD/ANEEL foi que através do Processo: 48500.003990/2010-11, houve nova definição dos novos conjuntos de unidades consumidoras da Ampla Energia e Serviços SA – AMPLA, que implicaram, naquilo que nos interessa como consumidores, isto é, os valores de DEC – duração das interrupções - e FEC – freqüência de interrupções, alterações significativas diante do que até agora estávamos vendo. Os números dos limites globais do DEC e FEC, para o período 2011-12014 passaram para:

Tabela ANEEL – Limites globais de DEC e FEC da AMPLA para o período 2011-2014
Distribuidora

DEC Limite Global
FEC Limite Global
2011
2012
2013
2014
2011
2012
2013
2014
Ampla
14,45
13,50
12,57
11,63
13,56
12,47
11,39
10,26

A tabela apresentada evidencia um limite decrescente permitidos pela ANEEL nos índices ao longo do período considerado, o que é uma clara tentativa da ANEEL em forçar a concessionária a buscar melhoria na qualidade e confiabilidade dos serviços ofertados, o que vai de encontro ao desejo do consumidor, lembrando, em não tendo havido mudanças, que os limites 2007 da ANEEL eram para o DEC de 17,56 horas e para o FEC de 18,26. Mesmo assim, se nossa interpretação está correta, vamos continuar por muito tempo amargando, como consumidores, os problemas de fornecimento de energia, tanto em tempo de interrupção e quanto em freqüência, que estamos vendo em 2010, virando o mesmo problema para 2011.

Em 2010, conforme a figura mostra, parece-nos que a coisa também não está indo bem para a AMPLA, especialmente nestes dois últimos meses. Aqui no meu bairro, Icaraí, Niterói, é impressionante o número de desligamentos da rede da Ampla. Algo totalmente fora do normal, considerando-se ser esse um serviço de concessão e que não deveria apresentar tantas falhas. Hoje, dia 07/01/2011, até às 23:38hs já houve 5 interrupções de energia.

Com relação às relações com o consumidor, acho que a empresa deveria, primeiramente, vir a público esclarecer os problemas que estão ocorrendo e as ações corretivas e investimentos que estão sendo realizados, apresentando o seu plano de ações corretivas e preventivas, visando melhoria dos serviços.

O consumidor não aceita mais não estar informado, não sabendo o que está ocorrendo, ainda mais nessa época da interconectividade e facilidade de acesso às comunicações.

A Ampla, não nos parece vir privilegiando a prática de estar mais próxima ao seu cliente, e, a nosso ver, vem perdendo uma excelente oportunidade de melhorar sua imagem diante do público. Isso é facilmente constatado pelas manifestações de desagrado e reclamações contra a empresa publicadas no reclameaqui, que tudo leva a crer, em mais de 500 reclamações, não houve qualquer resposta da empresa. E, ao não responder, acaba ferindo o direito do cidadão de obter resposta para os problemas que ele cidadão, indefeso, passa. Deixa, ao não responder, de, indiretamente, desrespeitar direito à crítica – crítica não invasiva, dentro dos limites legais – . Se explicar, vir prestar contas à Sociedade, aos consumidores, é um dever da AMPLA.

Aos clientes e consumidores da AMPLA, como eu, fica este artigo para reflexão do que, a nosso ver, pode e deve ser melhorado. De nossa parte, vamos exercer a cidadania de forma coletiva, pois a nossa voz só se fará ouvir se for uma voz coletiva, Isoladamente não construímos nada. O momento da Sociedade é de mudanças. Precisamos sair da inércia, reinvidicar, agir. Os velhos estigmas de que "não adianta reclamar", que "nada vai mudar", tem que ser deixado para trás.

Abaixo são mostradas as páginas 1 e 2, dentre outras, das reclamações de consumidores contra a AMPLA, até 07/01/2011 às 22:43 min – transcrito do site reclameaqui.

AMPLA
Total de Reclamações
577

Reclamações
Cidade
Guapimirim
São Gonçalo
QUEIMA DE EQUIPAMENTO (04/01/2011)
Niterói
FALTA DE ATENDIMENTO (04/01/2011)
Saquarema
constranginda (03/01/2011)
Duque de Caxias
Nova Iguaçu
Niterói

Rio de Janeiro
Niterói
Silva Jardim
Duque de Caxias
Prazo de atendimento (28/12/2010)
Rio de Janeiro
Guapimirim
Boa Vista
Falta de energia (23/12/2010)
Petrópolis
Rio de Janeiro
Falta de energia (23/12/2010)
Itaperuna
São Gonçalo
NOVA LIGAÇÃO (21/12/2010)
São Gonçalo
Niterói
Rio de Janeiro
Niterói
Macaé
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São Gonçalo
Brasília
Desrespeito (05/12/2010)
Natividade
Macaé
Niterói
São José Vale do Rio Preto
Duque de Caxias
Niterói
São Gonçalo
corte sem aviso (30/11/2010)
Macaé
Iluminação Pública (29/11/2010)
Maricá
Falta de energia (27/11/2010)
Cabo Frio
FALTA DE COMPETENCIA (27/11/2010)
Itaocara
Cachoeiras de Macacu
Rio Das Ostras
Duque de Caxias
oscilaçao da luz (22/11/2010)
Petrópolis
Rio Das Ostras
Niterói
Niterói
Campos dos Goytacazes
religação (12/11/2010)
São Gonçalo
DATA DE PAGAMENTO (11/11/2010)
Maricá
Demora Ligaçao Nova (11/11/2010)
Duque de Caxias

Rio de Janeiro
CARTA DE ANUÊNCIA (10/11/2010)
Campos dos Goytacazes
Rio de Janeiro
Duque de Caxias
conta de luz (05/11/2010)
São Gonçalo
Apagões constantes (05/11/2010)
São Gonçalo

corte de luz (03/11/2010)
Niterói
prejuízo com apagão (01/11/2010)
Petrópolis
FALTA DE LUZ (31/10/2010)
Niterói
São Gonçalo
Rio de Janeiro
Verifica o medidor (19/10/2010)
Duque de Caxias
Pedido de ligação (18/10/2010)
Rio Das Ostras
revisão do medidor (15/10/2010)
São Gonçalo
Resende
mal atendimento (14/10/2010)
Rio Das Ostras
São Gonçalo
ilegalidade (11/10/2010)
Rio de Janeiro
Magé
Duque de Caxias
Queda de luz (08/10/2010)
Petrópolis
Saquarema
COBRANÇA INDEVIDA (08/10/2010)
Maricá
Magé
Resende
Constrangimento!!! (05/10/2010)
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Maricá

PROTESTO (23/09/2010)
Rio de Janeiro
Queda de Energia (22/09/2010)
São Pedro da Aldeia
Maricá
2° via (17/09/2010)
Santo Antônio de Pádua
Duque de Caxias
conta de luz (16/09/2010)
Parati
falta de respeito (15/09/2010)
Itaboraí
Niterói
Campos dos Goytacazes
Niterói
2° via de conta (09/09/2010)
Carapebus
resarcimento (08/09/2010)
Itaboraí
FALTA DE ENERGIA (05/09/2010)
Cabo Frio
São Gonçalo

Macaé
LUZ (24/08/2010)
Niterói
Campos dos Goytacazes
Rio Das Ostras






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