[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Campo de São Bento em Niterói: A População não Aceita as Arbitrariedades da Prefeitura

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Campo de São Bento em Niterói: A População não Aceita as Arbitrariedades da Prefeitura


O Campo de São Bento (Parque Prefeito Ferraz) é uma instituição da vida niteroiense e referência na cidade.

Compreendido entre a Avenida Roberto Silveira, Rua Lopes Trovão, Rua Gavião Peixoto e Rua Domingues de Sá – Icaraí, a história do Campo de São Bento nos remete ao ano de 1697, quando o terreno foi comprado pelo mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, que usou as terras para servir de descanso do gado proveniente de suas fazendas de Campos dos Goitacazes.

Principal jardim público urbano de Niterói, com uma bucólica área de cerca de 36.000 metros quadrados, o Campo de São Bento se caracteriza por possuir vegetação rica, variada e frondosa, em diversos canteiros de formas livres e sinuosas, que juntamente com seu lago artificial, com um belo chafariz; coreto, gramados e flores, convida o niteroiense a passar bons momentos de lazer em suas dependências.

O campo de São Bento ainda abriga em seu interior a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Joaquim Távora e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, além de abrigar uma movimentada feira de artesanato aos sábados e domingos, recebendo grande afluência de público.

Como marco expressivo do romantismo popular de uma época, a Prefeitura Municipal tombou o Campo de São Bento em 1990, através da Lei nº 884, pelo seu alto valor paisagístico e afetivo para a cidade.

O Problema que aflige a todos os niteroienses e, em especial, os moradores de Icaraí neste momento, é a forma autoritária como a Prefeitura vem tratando a população na questão do acesso ao Campo de São Bento.

Com o argumento de inibir a criminalidade que nos últimos tempos tem aumentado no entorno e no próprio Campo de São Bento, o Secretário de Segurança e Controle Urbano Wolney Trindade resolveu, de forma arbitrária, há duas semanas, sem qualquer consulta à população, fechar os portões laterais do Campo (entrada pela Lopes Trovão e Domingues de Sá ). Essa medida, das mais antipáticas aos niteroienses, prejudica especialmente aos mais idosos e, na data de hoje, foi alvo de protestos da população no próprio Campo, através de manifestações e coleta de assinaturas para um abaixo assinado com o objetivo de tentar reverter a medida tomada pelo senhor secretário.

Não se pode admitir que em nome de se melhorar a segurança, e sabe-se lá quando a Prefeitura vai contratar seguranças  extras para vigiar o local, a população seja prejudicada. Torna-se necessário fazer o que tem que ser feito, isto é, melhorar a segurança sem prejuízo à população, e agora.

Esperamos todos nós niteroienses que o senhor secretário Wolney seja criativo e revogue, de imediato, essa medida profundamente impopular, aumente o efetivo de seguranças no Campo de São Bento, via otimização da segurança existente na Cidade, como se viu hoje, e reabra de imediato os portões laterais do Campo, em todos os dias da semana.

Aliás, em se falando de Campo de São Bento, uma boa medida para a melhoria do local que a prefeitura poderia providenciar, seria o fechamento da parte superior do canal fétido que corta o Campo, urbanizando o espaço. Essa seria uma excelente medida, que, além de melhorar o aspecto visual do Campo, contribuiria para por fim ao mau cheiro reinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts