[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Mobilização pelo SUS: 22 estados suspenderão atendimentos nesta terça-feira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mobilização pelo SUS: 22 estados suspenderão atendimentos nesta terça-feira


A situação da rede pública de saúde é calamitosa. O atendimento ao cidadão é deficitário, demorado e, via de regra, de má ou péssima qualidade. Assim, a Associação Médica Brasileira – AMB divulgou ontem (24/10) notícia de que hoje, dia 25, médicos de todos os estados protestarão contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde.

O movimento – coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – quer chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento oferecido. A previsão é que se tenha a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS. As informações sobre a mobilização foram divulgadas em entrevista coletiva das lideranças do movimento, realizada nesta segunda-feira, dia 24, na sede do CFM, em Brasília (DF).

Em 22 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro, sendo que no Piauí deve se prolongar por 72 horas. Em outros dois estados, este tipo de paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período. Em outros seis estados, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública. Alias, atos do tipo deverão acontecer simultaneamente em todo o país.

 
Nosso Blog apóia esse movimento. No entanto, deve-se cuidar para que o cidadão indefeso, aquele que não tem e não pode pagar um plano de saúde, não seja em demasia prejudicado com essa paralisação. Antes do mérito, mais do que oportuno e justo dessa manifestação, há de se ter também o olhar nos interesses maiores da população.

Para ler o texto original da AMB clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts