[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: "Tweetando" com Responsabilidade

quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Tweetando" com Responsabilidade


O uso da mídias sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, Myspace e outras tem crescido de forma vertiginosa, atraindo todo o tipo de público. A onda da conectividade, da comunicação e expressão instantâneas veio para ficar.

A força dessas mídias, o seu poder de disseminação de conceitos e idéias é enorme, pois com uma conectividade do tipo viral, as notícias são replicadas em rede com uma velocidade espantosa. Além do mais, entrou uma informação na web, ela não sairá nunca mais.

O uso das mídias sociais tem se mostrado extremamente útil e atraído cada vez mais a atenção dos vários segmentos da sociedade, incluindo as corporações e os políticos. No entanto, em várias situações tem servido de palco para manifestações lamentáveis, que agridem, difamam, que conclamam à violência, à xenofobia e ao racismo.

Um dos exemplos mais deploráveis do uso inconseqüente das mídias sociais foi dado em 2010 após a eleição da presidente Dilma Roussef, quando uma estudante de direito, destilou no Twitter toda a sua intolerância e racismo com relação ao povo do Nordeste, aonde a então candidata à presidente teve votação expressiva.

Uma das frases da estudante foi: 

"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

Depois desse ato insano, que certamente envergonhou a si própria mais tarde e à aqueles que lhe querem bem, a estudante excluiu suas contas tanto no Twitter quanto no Facebook,  redes sociais aonde fez o ataque. No entanto, a notícia já tinha sido replicada e a jovem experimentou toda a repulsa da sociedade e estaria sendo processada por crime de racismo e incitação pública de crime, com penas previstas de dois a cinco anos e de três a seis meses ou multa.

A questão é o por quê de alguém bem nascido, com acesso à  formação de qualidade proceder dessa forma? Em uma época aonde as barreiras quanto ao xenofobismo e ao racismo tem sido duramente combatidas, por que essas manifestações retrógradas de intolerância e ódio? Justamente nessas mídias da moderna era da comunicação? É bom lembrar que diante das ferramentas disponíveis na WEB, o anonimato não existe. É possível se chegar a qualquer um que tenha violado as leis vigentes por manifestações públicas envolvendo calúnias, pedofilia e outros crimes praticados “on line”.

Ontem, após o jogo do Flamengo contra o Ceará, a estória se repetiu infelizmente. Com a desclassificação do Flamengo pela Copa do Brasil,  novamente manifestações preconceituosas e ofensivas contra os nordestinos foram publicadas no Twitter. Dessa vez foram três jovens que destilaram seu ódio e racismo inconseqüentes. 

É deplorável que essas coisas aconteçam. Sob qualquer pretexto seria inaceitável tal atitude, ainda mais sendo motivada pelo resultado de uma simples partida de futebol.


Todos nós estamos indignados e mais uma vez esperamos que essas pessoas tenham punição exemplar. Que elas aprendam respondendo diante da justiça pelo que fizeram.

Não podemos tolerar esses comportamentos em nossa sociedade. Uma sociedade plural e caracterizada fundamentalmente pela diversidade de etnias e raças que forjaram esse país, reconhecido em todo o mundo como exemplo de tolerância, de respeito às diferenças, às religiões. Que recebe de braços abertos a quem chega.

Diga Não à intolerância! Diga Não a essas pessoas que não sabem o que é exercer com responsabilidade a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts