[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Ciência em Foco : MCT institui Comissão para Acompanhamento da Ciência no País

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ciência em Foco : MCT institui Comissão para Acompanhamento da Ciência no País


O Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem a frente como ministro o senador do PT (fora de exercício) Aloizio Mercadante, criou no dia 28/04/2011 a Comissão do Futuro da Ciência Brasileira (CFCB), estabelecida por meio da Portaria Nº 236, e que tem a incumbência de discutir o futuro da ciência brasileira, tem por objetivos, dentre outros, recomendar ao MCT e ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT, planos, metas e prioridades de médio e longo prazos, para as áreas estratégicas visando o avanço da ciência brasileira, recomendar ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia estratégia de médio e longo prazos para o Brasil avançar nas áreas de fronteira do conhecimento, fazer diagnósticos relacionados aos processos, mecanismos de fomento, estrutura dos institutos e órgãos de produção científica, além de poder opinar sobre propostas e programas que possam elevar a capacidade científica brasileira na próxima década.

A portaria prevê uma composição de 24 membros da comunidade científica nacional e internacional e fica instituída pelo prazo de dois anos.


- Miguel Nicolelis, neurocientista da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (Presidente da Comissão),

- Alan Rudolph, biólogo da Fundação de Neurociência Internacional, dos Estados Unidos,

- Alexander Triebnigg, médico, presidente da Novartis,

- Conceição Lemes, jornalista,

- Débora Calheiros, pesquisadora da Embrapa,

- Jon H. Kaas, neurocientista da Universidade Vanderbilt e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos,

- Luiz A. Baccalá, engenheiro da Escola Politécnica da USP,

- Luiz Belluzzo, economista da Unicamp,

- Mariano Sigman, neurocientista da Universidade de Buenos Aires, Argentina,

- Marilena Chauí, filósofa da USP,

- Mariluce Moura, jornalista da FAPESP,

- Mauro Copelli, físico da UFPE, Brasil,

- Patrick Aebischer, neurocientista da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça,

- Ricardo Abramovay, cientista político da FEA-USP,

- Robert Bishop, cientista computacional, ex-CEO da Silicon Graphics, dos Estados Unidos,

- Ronald Cicurel, matemático e filósofo da Suíça,

- Selma Jeronimo, médica-pesquisadora da UFRN,

- Stevens Rehens, biólogo da UFRJ,

- Thereza Brino, educadora em tecnologia da informação,

- Victor Nussenzweig, médico da Universidade de Nova York,

- William Feiereisen, cientista computacional da Intel, nos Estados Unidos.

O texto completo da Portaria Ministerial é mostrado a seguir. No entanto, como reflexão, um dos desafios de futuro será o de cada vez mais traduzir, na prática, os avanços científicos em serviços e tecnologias à disposição da Sociedade, como principal fonte impulsionadora do progresso do País. Isso somente será possível priorizando cada vez mais os esforços e investimentos em C&T&I, além de uma atenção especial ao limitado e decrescente quantitativo de pessoal que atua nos Institutos de tecnologia, seja oficiais ou privados, que terão a função de traduzir esse esforço científico em inovação. É um desafio e tanto a ser vencido nos proximos anos. Mas as ações do Ministro Mercadante apontam na direção de que o salto do País rumo à "riqueza" somente se dará tendo como um dos principais vetores os investimentos em C&T&I, como fizeram, com êxito, países como a Coréia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts