[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Intervenção da ONU nos Conflitos da Líbia e da Costa do Marfim: 02 Pesos e 02 Medidas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Intervenção da ONU nos Conflitos da Líbia e da Costa do Marfim: 02 Pesos e 02 Medidas


O Conselho de Segurança da ONU aprovou no dia 17/03/2011 uma resolução de intervenção militar na Líbia a favor do movimento que tenta derrubar o ditador Muammar Khadafi. A força de intervenção é composta por EUA, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Itália, e tem como justificativa “proteger o povo Líbio”.


Sobre a derrubada de Khadafi, um líder de histórico repressor à frente do governo do seu país, que se perpetua no poder  desde 1969, não temos nada contra, muito pelo contrário. Aliás, a derrubada das velhas oligarquias árabes, que vem caindo uma a uma nesse movimento político renovador, que começou na Tunísia e que continua a se espalhar, com revoltas por todo o mundo árabe, até mesmo começando a ameaçar chegar à poderosa China, é muito bem vindo.

Sobre a intervenção militar, até agora restrita à ataques aéreos que visam garantir a eficácia da “zona área de exclusão” sobre o espaço aéreo Líbio, de forma a evitar uma derrocada dos revoltosos face à superioridade militar das bem armadas forças de Kadhafi, não vem tendo o efeito desejado, na medida em que as forças do ditador líbio continuam a confrontar eficientemente os revoltosos, lhes impingindo importantes vitórias, o que pode forçar uma ampliação do escopo da intervenção, com o anúncio de que a Itália pensa em fornecer armas aos revoltosos, de forma a lhes reforçar o poder militar no campo de batalha.



Mas o que motiva esse post é o que está por trás dessa intervenção militar das forças do ocidente. O porquê de tanto empenho em defender o povo líbio? Não nos esqueçamos dos astronômicos custos de uma operação aero-naval do porte dessa, envolvendo 06 países da OTAN. Quem vai pagar a conta?

A nosso ver, a motivação real da intervenção militar na Líbia passa primeiramente por um sentimento de revanche do Ocidente contra Khadafi, que, ao longo de sua trajetória no poder, confrontou e contrariou, em vários momentos, os interesses dos países do Ocidente. Em segundo lugar está a questão da garantia do controle do estratégico estoque de petróleo e gás que a Líbia possui e, finalmente, em terceiro lugar, o xadrez geo-político aponta para o antagonismo entre o Ocidente e a agressiva busca da garantia de recursos naturais estratégicos, dentre eles o petróleo, por parte da China, que no tabuleiro internacional tem investido maciçamente nas relações de trocas comerciais e investimentos na África, de forma a garantir a sustentabilidade do fornecimento de insumos - especialmente matérias-primas - ao seu acelerado crescimento econômico pelos próximos anos. E a África ainda tem muito recurso a ser partilhado, pois ficou relegada ao abandono do olhar do Ocidente durante décadas ou lhe foi imposto acordos comerciais contrários aos seus interesses.

A nossa percepção desse jogo geo-político é corroborada quando "o mesmo empenho em proteger o povo" de uma guerra civil não foi dispensado, de imediato, aos habitantes da Costa do Marfim. Um país pouco expressivo em termos de recursos naturais, com uma economia relativamente pequena,e que desde as eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010, isto é, há 4 meses, enfrenta as conseqüências de um sangrento conflito entre as forças do presidente derrotado Laurent Gbagbo, que se recusa a transmitir o poder a Alassane Ouattara, o candidato vencedor, em um pleito certificado pela ONU que nesse conflito, até recentemente, fazendo coro com os Estados Unidos e a União Africana, “só pediam” ao presidente Laurent Gbagbo para renunciar. As operações da ONU, especialmente da França, para, de fato, por fim ao conflito, somente foram anunciadas ontem. Para contextualizar, há quase 2 mil soldados franceses na Costa do Marfim, uma ex-colônia francesa que abriga 16 mil franceses residentes. Como se vê, dois pesos e duas medidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts