[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Câmara dos Deputados Preocupada com a Segurança dos Reatores Nucleares Brasileiros

terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara dos Deputados Preocupada com a Segurança dos Reatores Nucleares Brasileiros


Ainda como repercussão direta do acidente nuclear na Central Nuclear de Fukushima (Japão),  de grau 7, o pior índice de acidente nuclear, só comparado ao acidente  de Chernobil na Ucrania, que vitimou ao longo de décadas milhares de pessoas, em função do efeito da rediação, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13/04) três requerimentos de audiência pública para debater a situação de segurança dos reatores nucleares brasileiros e também quais seriam as consequências de vazamentos de gases radioativos provenientes desse tipo de usina. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Newton Lima (PT-SP) e Takayama (PSC-PR).

A despeito da significativa produção de energia que a fissão nuclear dentro dos reatores instalados nas usinas proporciona à sociedade moderna, devemos nos atentar ao fato de que esta modalidade de produção de energia pode gerar riscos à saúde humana, quando acidentes ou catástrofes naturais abalam a estrutura protetora dos reatores atômicos, como está ocorrendo na central nuclear de Fukushima, no Japão”, explicou o deputado Newton Lima em seu requerimento.

Já o deputado Takayama destacou a preocupação também com os rejeitos nucleares. “Os problemas com os rejeitos radioativos e os acidentes registrados demonstram que o modo como esta energia vem sendo gerada pode estar sendo falha”.

Confira a íntegra dos requerimentos aprovados nos links: Requerimento 10/11, do deputado Newton Lima, e Requerimentos 11/11e 12/11, do deputado Takayama.

Nosso blog considera muito positivo o debate e enaltece a iniciativa dos senhores deputados, especialmente na questão associada aos rejeitos radioativos, seja de baixa, média ou alta intensidade radioativa. No mundo, o Brasil no meio, uma solução segura e definitiva, que garanta a integridade e segurança da disposição desses rejeitos, até que o decaimento radioativo os torne seguros à saúde humana e dos animais, está em aberto. Portanto, nada mais oportuno do que debates, estabelecimentos de normas e práticas para regular esse espinho assunto que, a nosso ver, é o "calcanhar de Aquiles" da Indústria Nuclear.

Créditos: Notícia baseada (com inserções e modificações), em texto da Notícias Câmara. Para ler a matéria original clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts