[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Eu só Queria Entender por que a ONU ainda não se Propôs a Intervir na Síria?

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eu só Queria Entender por que a ONU ainda não se Propôs a Intervir na Síria?


A lógica da política é mesmo difícil de entender. É um mundo a parte que somente tangencia o mundo real. O nosso.

Eu só queria entender qual a diferença que levou a coalização internacional formada pelos EUA, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Itália, sob autoridade da ONU, a intervir no conflito em curso na Líbia, por conta do movimento de liberação que varre o mundo árabe e que teve por argumento a proteção da população civil contra o regime de Khadafi, em uma ação militar que nessa altura já ultrapassa o que nos parecia ser o objetivo inicial da ação militar, qual seja, o bloqueio do espaço aéreo Líbio e, o conflito agora em curso, com a mesma origem e motivação do da Líbia, que varre a Síria. Que tem, como no caso da Líbia, um ditador-presidente (Bashar al-Assad), há 11 anos no poder, e que governa o país com mão de ferro.

Nós todos gostaríamos de entender o por quê toma-se uma ação drástica de intervenção militar no caso da Líbia, e, no caso da Síria, que agora coloca tanques nas ruas para reprimir os revoltosos, ainda não se tomou nenhuma atitude?

Será que a geopolítica por trás de tudo isso se resume a ter petróleo ou não? – a Líbia tem imensas reservas de petróleo e gás natural, ao passo que a Síria não tem reservas expressivas de petróleo -. Será por que a Síria é aliada do Irã, e uma intervenção militar na região poderia desestabilizar todo o oriente médio, com conseqüências imprevisíveis? Será por que o custo político interno em cada país que compõe a aliança que intervém na Líbia seria alto demais para justificar a participação em mais uma guerra? Provavelmente são todas essas (e outras) razões juntas.

Nosso blog desconfia que o que realmente importa para toda e qualquer intervenção militar é sempre “o que se ganha com isso”. Se esse balanço é positivo, justifica os interesses geo-políticos, está justificada a proposição de intervenção em nome de motivos diversos, que passam pela restauração da democracia até a “proteção da vida do povo” (caso da Líbia). Se esse balanço não fecha, é negativo (talvez seja o caso da Síria), ficamos mesmo na retórica da condenação política. Quem sabe até saia alguma proposição de sanção econômica contra o governo Sírio? E estará de bom tamanho.

Sobre o mesmo assunto (intervenção), leia nossos posts: Intervenção da ONU nos Conflitos da Líbia e da Costa do Marfim: 02 Pesos e 02 Medidas, Libia Atacada por Forças da ONU: Mais uma Operação Intervencionista em nome do que mesmo?


Entenda a motivação dos opositores ao regime sírio vendo o vídeo apresentado a seguir.

Tire as suas conclusões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts