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terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara dos Deputados Preocupada com a Segurança dos Reatores Nucleares Brasileiros


Ainda como repercussão direta do acidente nuclear na Central Nuclear de Fukushima (Japão),  de grau 7, o pior índice de acidente nuclear, só comparado ao acidente  de Chernobil na Ucrania, que vitimou ao longo de décadas milhares de pessoas, em função do efeito da rediação, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13/04) três requerimentos de audiência pública para debater a situação de segurança dos reatores nucleares brasileiros e também quais seriam as consequências de vazamentos de gases radioativos provenientes desse tipo de usina. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Newton Lima (PT-SP) e Takayama (PSC-PR).

A despeito da significativa produção de energia que a fissão nuclear dentro dos reatores instalados nas usinas proporciona à sociedade moderna, devemos nos atentar ao fato de que esta modalidade de produção de energia pode gerar riscos à saúde humana, quando acidentes ou catástrofes naturais abalam a estrutura protetora dos reatores atômicos, como está ocorrendo na central nuclear de Fukushima, no Japão”, explicou o deputado Newton Lima em seu requerimento.

Já o deputado Takayama destacou a preocupação também com os rejeitos nucleares. “Os problemas com os rejeitos radioativos e os acidentes registrados demonstram que o modo como esta energia vem sendo gerada pode estar sendo falha”.

Confira a íntegra dos requerimentos aprovados nos links: Requerimento 10/11, do deputado Newton Lima, e Requerimentos 11/11e 12/11, do deputado Takayama.

Nosso blog considera muito positivo o debate e enaltece a iniciativa dos senhores deputados, especialmente na questão associada aos rejeitos radioativos, seja de baixa, média ou alta intensidade radioativa. No mundo, o Brasil no meio, uma solução segura e definitiva, que garanta a integridade e segurança da disposição desses rejeitos, até que o decaimento radioativo os torne seguros à saúde humana e dos animais, está em aberto. Portanto, nada mais oportuno do que debates, estabelecimentos de normas e práticas para regular esse espinho assunto que, a nosso ver, é o "calcanhar de Aquiles" da Indústria Nuclear.

Créditos: Notícia baseada (com inserções e modificações), em texto da Notícias Câmara. Para ler a matéria original clique aqui

Câmara dos Deputados Preocupada com a Segurança dos Reatores Nucleares Brasileiros


Ainda como repercussão direta do acidente nuclear na Central Nuclear de Fukushima (Japão),  de grau 7, o pior índice de acidente nuclear, só comparado ao acidente  de Chernobil na Ucrania, que vitimou ao longo de décadas milhares de pessoas, em função do efeito da rediação, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13/04) três requerimentos de audiência pública para debater a situação de segurança dos reatores nucleares brasileiros e também quais seriam as consequências de vazamentos de gases radioativos provenientes desse tipo de usina. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Newton Lima (PT-SP) e Takayama (PSC-PR).

A despeito da significativa produção de energia que a fissão nuclear dentro dos reatores instalados nas usinas proporciona à sociedade moderna, devemos nos atentar ao fato de que esta modalidade de produção de energia pode gerar riscos à saúde humana, quando acidentes ou catástrofes naturais abalam a estrutura protetora dos reatores atômicos, como está ocorrendo na central nuclear de Fukushima, no Japão”, explicou o deputado Newton Lima em seu requerimento.

Já o deputado Takayama destacou a preocupação também com os rejeitos nucleares. “Os problemas com os rejeitos radioativos e os acidentes registrados demonstram que o modo como esta energia vem sendo gerada pode estar sendo falha”.

Confira a íntegra dos requerimentos aprovados nos links: Requerimento 10/11, do deputado Newton Lima, e Requerimentos 11/11e 12/11, do deputado Takayama.

Nosso blog considera muito positivo o debate e enaltece a iniciativa dos senhores deputados, especialmente na questão associada aos rejeitos radioativos, seja de baixa, média ou alta intensidade radioativa. No mundo, o Brasil no meio, uma solução segura e definitiva, que garanta a integridade e segurança da disposição desses rejeitos, até que o decaimento radioativo os torne seguros à saúde humana e dos animais, está em aberto. Portanto, nada mais oportuno do que debates, estabelecimentos de normas e práticas para regular esse espinho assunto que, a nosso ver, é o "calcanhar de Aquiles" da Indústria Nuclear.

Créditos: Notícia baseada (com inserções e modificações), em texto da Notícias Câmara. Para ler a matéria original clique aqui

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projetos de Lei da Reforma Política : Seu Direito de Votar Diretamente em Seu Candidato Está Ameaçado


Foto José Valella

A decisão consta de ato assinado nesta quarta-feira (13/04) pelo presidente do Senado, José Sarney, durante cerimônia de entrega do relatório final da comissão.

No evento, Sarney elogiou a maneira como o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles, conduziu os trabalhos e agradeceu aos integrantes do colegiado pelo esforço para apresentação das decisões no prazo estabelecido - 45 dias. Para Sarney, com isso, o Senado mostra à Sociedade seu compromisso com a reforma política. “ A reforma política não vai parar. Ela vai andar pela nossa determinação, pela determinação do Senado”, garantiu.

Dornelles previu que os 15 itens aprovados na comissão resultarão em proposições específicas. No entanto, o senador não soube informar quais implicarão mudanças na Constituição e quais vão alterar a lei eleitoral, entre outras.

Nos casos em que o Regimento Interno permitir, Sarney poderá propor regime de urgência, para apressar o exame dos textos diretamente pelo Plenário, sem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Sobre a Comissão da Reforma Política, ela foi instalada no dia 22 de fevereiro e concluiu os seus trabalhos na última quinta-feira (07/04). O grupo, formado por 15 parlamentares, aprovou propostas referentes a 15 temas e rejeitou uma - a criação de federações de partidos. Nas palavras do senador Dornelles, o resultado reflete o pensamento da maioria do grupo: “ Não há um único senador da comissão que concorde com todas as propostas aprovadas. Talvez exista aquele que discorde de todas, mas todas elas foram acolhidas pela maioria”, disse.

Do conjunto de decisões tomadas, sete tratam de regras gerais do processo eleitoral: voto obrigatório, financiamento público de campanha, possibilidade de candidatura avulsa, prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária e para domicílio eleitoral e ratificação das regras atuais de fidelidade partidária e cláusula de desempenho.

Quatro decisões alteram as regras para eleição de vereadores, deputados federais e estaduais: voto proporcional com lista fechada e realização de consulta popular sobre esse sistema, cota para mulheres na lista de candidatos e fim das coligações partidárias.

Três outras decisões afetam as normas relativas a cargos do Executivo: fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos; mandato de cinco anos para esses cargos; e mudança nas datas da posse - 10 de janeiro para prefeitos e governadores e 15 de janeiro para presidente.

Também foi aprovada nova regra para a eleição de senadores, com a redução de dois suplentes para um, que só assumiria a vaga do titular por períodos curtos ou até a realização de eleição. Os senadores da comissão rejeitaram proposta que previa a formação de federação de partidos.

Um dos pontos mais polêmicos da reforma, no entanto, é a mudança no sistema eleitoral. Os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre o tema.

Na comissão de reforma política, os senadores aprovaram a instituição do voto em lista (com nomes dos candidatos escolhidos pelo partido). "Há um divergência profunda entre o PT e o PMDB em relação ao sistema eleitoral. E sem o consenso deles, não se aprova nada", afirma o líder do DEM, o senador Demóstenes Torres.

" O bicho pega quando discutimos as regras de votação nas eleições proporcionais, que dizem respeito à Câmara dos Deputados, Câmaras Legislativas e de vereadores", diz o senador Romero Jucá.

Enquanto o PT é favorável ao voto em lista fechada para escolha de deputados federais e estaduais, além dos vereadores, o PMDB quer o chamado "distritão", onde serão eleitos os políticos que conquistarem mais votos nas eleições.

Já o PSDB defende o voto distrital misto, com a divisão dos Estados em distritos. Os tucanos pretendem reapresentar essa proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Vamos reapresentar propostas e queremos que sejam novamente votadas, como o voto facultativo e o voto
distrital misto", afirma o senador Álvaro Dias.

Cético, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, argumenta que a comissão de reforma política não reflete a proporcionalidade dos partidos. "Não se sabe como os partidos vão realmente se comportar", observa o petista, que aposta na aprovação do fim das coligações nas eleições proporcionais.

O financiamento público de campanhas é o principal ponto da reforma para o PT. Em troca do financiamento, petistas admitem abrir mão do voto em lista fechada.

A posição de nosso blog sobre os pontos da reforma política é a seguinte:

Voto obrigatório

- Somos totalmente a favor neste momento da Sociedade. Achamos que ainda não há maturidade política para que o cidadão, de forma majoritária, representando todos os extratos sociais, entenda a real importância do voto para o aperfeiçoamento da democracia e da real representatividade política. Em um momento futuro, de maior consciência da participação popular e da importância de se posicionar politicamente, achamos que a questão da obrigatoriedade do voto deveria ser re-avaliada, mas não agora.

Financiamento Público de Campanhas

- Somos totalmente contra a questão do financiamento público de campanhas, uma vez que, na prática, esse mecanismo não irá por fim ao patrocínio de candidaturas por meios ilegais de grupos de interesse a determinada candidatura – caixa 2- Em segundo lugar, em um cenário de escassez econômica de toda a sorte para atender aos anseios mínimos e melhoria dos serviços essenciais à Sociedade, não dá para se entender mais esse gasto às custas do sacrifício de toda a Sociedade e, em especial às pessoas das camadas sociais mais pobres e, finalmente, em terceiro lugar, em função das benesses, privilégios e remunerações absurdas que os senhores vereadores, deputados, senadores percebem, sem a mínima preocupação com a realidade da maioria esmagadora do povo e do peso que isso traz à toda a Sociedade, não vemos qualquer sentido na proposição como fator moralizador do processo de eleição política.

Prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária e para domicílio eleitoral e ratificação das regras atuais de fidelidade partidária e cláusula de desempenho.

- Somos favoráveis a esses mecanismos. Achamos que, antes de mais nada, o candidato deve ter um identidade político-partidária e defender os princípios do seu partido, de forma a que o eleitor, aos poucos, migre da atual forma de votar “em nomes” e passe a votar de forma mais pragmática, ou seja, nas proposições da agremiação política que melhor identifica as suas aspirações.

Voto proporcional com lista fechada

- Somos totalmente contra. No nosso entendimento, a conquista da escolha democrática dos representantes da população tem que ser feita de forma direta e não passada uma “carta em branco” para que nomes sejam escolhidos à sua revelia por uma “elite política -  partidária”, que comporia a lista fechada. Além do mais, nos parece que o surgimento de novas lideranças políticas, que nunca tiveram mandato, seria seriamente prejudicado nesse modelo, prevalecendo, na prática, o corporativismo dos que já estão/são políticos e querem manter nos seus cargos e/ou renovar os seus mandatos. O mérito, no entanto, é que candidaturas “ficha suja” poderiam ser alijadas do processo político precocemente. Mas isso pelo atual sistema pode ser feito. Basta a cúpula gestora do partido não respaldar a  candidatura de um candidato suspeito ou de histórico duvidoso.

Cota para mulheres na lista de candidatos e fim das coligações partidárias

- O mecanismo de cotas para as mulheres já existe e deve ser mantido. Com relação ao fim das coligações partidárias somos a favor. Esse mecanismo melhoria a qualidade da oposição e ajudaria a evitar que os famosos “rolos compressores” aconteçam, o que inibe o debate e "varre a agenda política". Sem falar na maior equidade do tempo entre os partidos no rateio de horário da propaganda eleitoral.

Fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos; mandato de cinco anos para esses cargos; e mudança nas datas da posse - 10 de janeiro para prefeitos e governadores e 15 de janeiro para presidente.

- Somos plenamente favoráveis. A instituição da re-eleição em dois mandatos de 04 anos tem o mérito de se continuar um mandato político majoritário que tenha sido bem sucedido e tenha boa aceitação popular. Mas tem o vício de dar uma “vantagem” indevida ao mandatário que tenta se re-eleger diante dos demais candidatos que com ele concorrem, uma vez que a “máquina pública”, em qualquer nível, sempre estará a seu lado. E a falta de “equidade” não é boa para a democracia. Um mandato de 05 anos nos parece bastante apropriado e salutar. É tempo suficiente para se realizar um Plano de Governo e permite uma maior renovação da gestão político-administrativa do País, dos governos estaduais e prefeituras.

Eleição de senadores, com a redução de dois suplentes para um, que só assumiria a vaga do titular por períodos curtos ou até a realização de nova eleição.

- Somos totalmente favoráveis. O sistema atual é cheio de vícios e acaba prevalecendo em muitos casos conchavos políticos para a substituição de um senador eleito pelo voto popular, por um suplente sem qualquer expressividade e sem o consentimento de quem votou e confiou que aquele a quem ele elegeu fosse lhe representar no parlamento. O que é uma forma de burlar o legítimo processo de escolha democrática.

Créditos:Este post foi baseado, com inserções e alterações, da matéria preparada por Iara Guimarães Altafin para a Agência Senado e do Clipping de notícias do Senado. Veja os textos originais nos link´s: Notícia agencia do Senado e Clipping do Senado.

Projetos de Lei da Reforma Política : Seu Direito de Votar Diretamente em Seu Candidato Está Ameaçado


Foto José Valella

A decisão consta de ato assinado nesta quarta-feira (13/04) pelo presidente do Senado, José Sarney, durante cerimônia de entrega do relatório final da comissão.

No evento, Sarney elogiou a maneira como o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles, conduziu os trabalhos e agradeceu aos integrantes do colegiado pelo esforço para apresentação das decisões no prazo estabelecido - 45 dias. Para Sarney, com isso, o Senado mostra à Sociedade seu compromisso com a reforma política. “ A reforma política não vai parar. Ela vai andar pela nossa determinação, pela determinação do Senado”, garantiu.

Dornelles previu que os 15 itens aprovados na comissão resultarão em proposições específicas. No entanto, o senador não soube informar quais implicarão mudanças na Constituição e quais vão alterar a lei eleitoral, entre outras.

Nos casos em que o Regimento Interno permitir, Sarney poderá propor regime de urgência, para apressar o exame dos textos diretamente pelo Plenário, sem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Sobre a Comissão da Reforma Política, ela foi instalada no dia 22 de fevereiro e concluiu os seus trabalhos na última quinta-feira (07/04). O grupo, formado por 15 parlamentares, aprovou propostas referentes a 15 temas e rejeitou uma - a criação de federações de partidos. Nas palavras do senador Dornelles, o resultado reflete o pensamento da maioria do grupo: “ Não há um único senador da comissão que concorde com todas as propostas aprovadas. Talvez exista aquele que discorde de todas, mas todas elas foram acolhidas pela maioria”, disse.

Do conjunto de decisões tomadas, sete tratam de regras gerais do processo eleitoral: voto obrigatório, financiamento público de campanha, possibilidade de candidatura avulsa, prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária e para domicílio eleitoral e ratificação das regras atuais de fidelidade partidária e cláusula de desempenho.

Quatro decisões alteram as regras para eleição de vereadores, deputados federais e estaduais: voto proporcional com lista fechada e realização de consulta popular sobre esse sistema, cota para mulheres na lista de candidatos e fim das coligações partidárias.

Três outras decisões afetam as normas relativas a cargos do Executivo: fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos; mandato de cinco anos para esses cargos; e mudança nas datas da posse - 10 de janeiro para prefeitos e governadores e 15 de janeiro para presidente.

Também foi aprovada nova regra para a eleição de senadores, com a redução de dois suplentes para um, que só assumiria a vaga do titular por períodos curtos ou até a realização de eleição. Os senadores da comissão rejeitaram proposta que previa a formação de federação de partidos.

Um dos pontos mais polêmicos da reforma, no entanto, é a mudança no sistema eleitoral. Os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre o tema.

Na comissão de reforma política, os senadores aprovaram a instituição do voto em lista (com nomes dos candidatos escolhidos pelo partido). "Há um divergência profunda entre o PT e o PMDB em relação ao sistema eleitoral. E sem o consenso deles, não se aprova nada", afirma o líder do DEM, o senador Demóstenes Torres.

" O bicho pega quando discutimos as regras de votação nas eleições proporcionais, que dizem respeito à Câmara dos Deputados, Câmaras Legislativas e de vereadores", diz o senador Romero Jucá.

Enquanto o PT é favorável ao voto em lista fechada para escolha de deputados federais e estaduais, além dos vereadores, o PMDB quer o chamado "distritão", onde serão eleitos os políticos que conquistarem mais votos nas eleições.

Já o PSDB defende o voto distrital misto, com a divisão dos Estados em distritos. Os tucanos pretendem reapresentar essa proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Vamos reapresentar propostas e queremos que sejam novamente votadas, como o voto facultativo e o voto
distrital misto", afirma o senador Álvaro Dias.

Cético, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, argumenta que a comissão de reforma política não reflete a proporcionalidade dos partidos. "Não se sabe como os partidos vão realmente se comportar", observa o petista, que aposta na aprovação do fim das coligações nas eleições proporcionais.

O financiamento público de campanhas é o principal ponto da reforma para o PT. Em troca do financiamento, petistas admitem abrir mão do voto em lista fechada.

A posição de nosso blog sobre os pontos da reforma política é a seguinte:

Voto obrigatório

- Somos totalmente a favor neste momento da Sociedade. Achamos que ainda não há maturidade política para que o cidadão, de forma majoritária, representando todos os extratos sociais, entenda a real importância do voto para o aperfeiçoamento da democracia e da real representatividade política. Em um momento futuro, de maior consciência da participação popular e da importância de se posicionar politicamente, achamos que a questão da obrigatoriedade do voto deveria ser re-avaliada, mas não agora.

Financiamento Público de Campanhas

- Somos totalmente contra a questão do financiamento público de campanhas, uma vez que, na prática, esse mecanismo não irá por fim ao patrocínio de candidaturas por meios ilegais de grupos de interesse a determinada candidatura – caixa 2- Em segundo lugar, em um cenário de escassez econômica de toda a sorte para atender aos anseios mínimos e melhoria dos serviços essenciais à Sociedade, não dá para se entender mais esse gasto às custas do sacrifício de toda a Sociedade e, em especial às pessoas das camadas sociais mais pobres e, finalmente, em terceiro lugar, em função das benesses, privilégios e remunerações absurdas que os senhores vereadores, deputados, senadores percebem, sem a mínima preocupação com a realidade da maioria esmagadora do povo e do peso que isso traz à toda a Sociedade, não vemos qualquer sentido na proposição como fator moralizador do processo de eleição política.

Prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária e para domicílio eleitoral e ratificação das regras atuais de fidelidade partidária e cláusula de desempenho.

- Somos favoráveis a esses mecanismos. Achamos que, antes de mais nada, o candidato deve ter um identidade político-partidária e defender os princípios do seu partido, de forma a que o eleitor, aos poucos, migre da atual forma de votar “em nomes” e passe a votar de forma mais pragmática, ou seja, nas proposições da agremiação política que melhor identifica as suas aspirações.

Voto proporcional com lista fechada

- Somos totalmente contra. No nosso entendimento, a conquista da escolha democrática dos representantes da população tem que ser feita de forma direta e não passada uma “carta em branco” para que nomes sejam escolhidos à sua revelia por uma “elite política -  partidária”, que comporia a lista fechada. Além do mais, nos parece que o surgimento de novas lideranças políticas, que nunca tiveram mandato, seria seriamente prejudicado nesse modelo, prevalecendo, na prática, o corporativismo dos que já estão/são políticos e querem manter nos seus cargos e/ou renovar os seus mandatos. O mérito, no entanto, é que candidaturas “ficha suja” poderiam ser alijadas do processo político precocemente. Mas isso pelo atual sistema pode ser feito. Basta a cúpula gestora do partido não respaldar a  candidatura de um candidato suspeito ou de histórico duvidoso.

Cota para mulheres na lista de candidatos e fim das coligações partidárias

- O mecanismo de cotas para as mulheres já existe e deve ser mantido. Com relação ao fim das coligações partidárias somos a favor. Esse mecanismo melhoria a qualidade da oposição e ajudaria a evitar que os famosos “rolos compressores” aconteçam, o que inibe o debate e "varre a agenda política". Sem falar na maior equidade do tempo entre os partidos no rateio de horário da propaganda eleitoral.

Fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos; mandato de cinco anos para esses cargos; e mudança nas datas da posse - 10 de janeiro para prefeitos e governadores e 15 de janeiro para presidente.

- Somos plenamente favoráveis. A instituição da re-eleição em dois mandatos de 04 anos tem o mérito de se continuar um mandato político majoritário que tenha sido bem sucedido e tenha boa aceitação popular. Mas tem o vício de dar uma “vantagem” indevida ao mandatário que tenta se re-eleger diante dos demais candidatos que com ele concorrem, uma vez que a “máquina pública”, em qualquer nível, sempre estará a seu lado. E a falta de “equidade” não é boa para a democracia. Um mandato de 05 anos nos parece bastante apropriado e salutar. É tempo suficiente para se realizar um Plano de Governo e permite uma maior renovação da gestão político-administrativa do País, dos governos estaduais e prefeituras.

Eleição de senadores, com a redução de dois suplentes para um, que só assumiria a vaga do titular por períodos curtos ou até a realização de nova eleição.

- Somos totalmente favoráveis. O sistema atual é cheio de vícios e acaba prevalecendo em muitos casos conchavos políticos para a substituição de um senador eleito pelo voto popular, por um suplente sem qualquer expressividade e sem o consentimento de quem votou e confiou que aquele a quem ele elegeu fosse lhe representar no parlamento. O que é uma forma de burlar o legítimo processo de escolha democrática.

Créditos:Este post foi baseado, com inserções e alterações, da matéria preparada por Iara Guimarães Altafin para a Agência Senado e do Clipping de notícias do Senado. Veja os textos originais nos link´s: Notícia agencia do Senado e Clipping do Senado.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Massacre que Chocou o Brasil: Vejam nos Vídeos os Requintes da Insanidade do Matador


Wellington  Menezes
de Oliveira
Ontem foram divulgados detalhes, em vídeo, do planejamento frio, louco e cruel, de como o matador das vítimas da Escola Municipal Tasso de Oliveira planejou a chacina.

Nos vídeos não é dito o real motivo para tanta brutalidade e crueldade. Portanto, se especula, que o matador  seria um doente mental. Que fez uma “viagem louca” que vitimou 12 inocentes, feriu mais 11 e indignou toda a Sociedade, com repercuções como a agora novamente aventada consulta popular proibindo a venda de armas de fogo.

Vejam os vídeos da “carta testamento” e do “planejamento” maquiavélico arquitetado por Wellington Menezes de Oliveira  para seu horrendo crime.


Video da "Carta Testamento"



Vídeo do "Planejamento do Crime"


O Massacre que Chocou o Brasil: Vejam nos Vídeos os Requintes da Insanidade do Matador


Wellington  Menezes
de Oliveira
Ontem foram divulgados detalhes, em vídeo, do planejamento frio, louco e cruel, de como o matador das vítimas da Escola Municipal Tasso de Oliveira planejou a chacina.

Nos vídeos não é dito o real motivo para tanta brutalidade e crueldade. Portanto, se especula, que o matador  seria um doente mental. Que fez uma “viagem louca” que vitimou 12 inocentes, feriu mais 11 e indignou toda a Sociedade, com repercuções como a agora novamente aventada consulta popular proibindo a venda de armas de fogo.

Vejam os vídeos da “carta testamento” e do “planejamento” maquiavélico arquitetado por Wellington Menezes de Oliveira  para seu horrendo crime.


Video da "Carta Testamento"



Vídeo do "Planejamento do Crime"


terça-feira, 12 de abril de 2011

Diante da Indignação da Sociedade, Governo Reage e Propõe Nova Campanha pelo Desarmamento

O Ministério da Justiça vai lançar uma nova campanha do desarmamento. O anúncio foi feito no início da noite desta segunda-feira (11/04) pelo ministro José Eduardo Cardozo após reunião com entidades da sociedade civil, em Brasília, para discutir o tema.

De acordo com o Ministro, o objetivo é recolher o maior número de armas possível. “O propósito é superar as três campanhas anteriores, quando foram recolhidas mais de 1 milhão de armas. Quanto menos armas, menos violência nas ruas”. A expectativa é fazer o lançamento em 6 de maio.

Uma nova campanha do desarmamento já estava sendo organizada pelo governo federal. O episódio na escola Tasso da Silveira, no bairro de Realengo (RJ), quando 12 alunos foram assassinados acelerou o processo. “Diante do ocorrido no Rio de Janeiro, resolvemos antecipar a campanha. A nova campanha do desarmamento deve ser estendida até o final do ano como parte de uma política permanente para desarmar o país”, afirmou O Ministro.

Antônio Rangel, diretor do Viva Rio, uma ONG que luta contra a exlusão social, a promoção da paz e do desenvolvimento solcial, e que é entidade parceira do Ministério da Justiça nas campanhas do desarmamento, informou que o Brasil possui 16 milhões de armas de fogo em circulação atualmente. Destas, 14,5 milhões estão nas mãos da sociedade civil. “A cada dia, 95 pessoas morrem por crimes com armas de fogo no Brasil. Na Grã-Bretanha, são 80 por ano. Dos crimes ocorridos no Brasil, 80% acontecem com armas compradas legalmente, ou seja, elas não são sinônimo de segurança. Pelo contrário, representam um grande perigo e precisam ser tiradas de circulação, defendeu Rangel.

Para contextualizar a questão, ainda sobre o tema, seria bom lembrar que em 2005 houve um referendo popular pela proibição do uso e comercialização de armas de fogo. O resultado foi 59.109.265 de votos rejeitando a proposta (63,94%), enquanto 33.333.045 votaram pelo "sim" (36,06%), demonstrando que prevaleceu a opinião de que não adiantava proibir a compra legal de armas pelo cidadão, enquanto, por vias ilegais, o uso de armas de fogo pelos criminosos é cada vez maior. No entanto, os dados apresentados pelo Viva-Rio mostram que parte substancial do uso dessas armas, que deveria estar nas mãos da sociedade civil, acaba sendo roubada ou desviada e se volta contra ela própria, o que nos leva a uma nova reflexão da oportunidade ou não de um novo referendo para, novamente, deliberar sobre o assunto. Aliás, proposição desse tipo foi aventada pelo presidente do Senado José Sarney, e apoiada pela OAB, diante do choque por que está passando toda a Sociedade em função da ocorrência do massacre ocorrido no Rio de Janeiro.

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