[Valid Atom 1.0] ) Folheando...Noticias on Line!: Novo Cenário Político: Será que Marina Silva Venceria Dilma Rousseff como Aponta o DataFolha?

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Novo Cenário Político: Será que Marina Silva Venceria Dilma Rousseff como Aponta o DataFolha?

Como havíamos previsto, apesar das incertezas sobre a candidatura de Marina Silva herdando a vaga de Eduardo Campos no PSB, o cenário político com a morte do presidenciável Pernambucano começa a se delinear, conforme pesquisa do DataFolha publicada pelo Jornal O Globo.

[caption id="attachment_1133" align="aligncenter" width="673"]corrida eleitoral Datafolha 18-08-2014 Corrida Eleitoral - Pesquisa DataFolha de 18/08/2014[/caption]

Segundo a pesquisa divulgada hoje, registrada no TSE sob o número BR-00386/2014, período de apuração de 14/08/2014 a 16/08/2014, iniciada 01 dia após a morte de Eduardo Campos (13/08/2014), tendo-se colocado Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República ( o que não foi ainda decidido pelo PSB oficialmente), a pesquisa mostra que ela entraria na disputa com 21% das intenções de voto no 1º turno e Aécio Neves (PSDB) teria 20%,  o que configura empate técnico entre Marina Silva e Aécio Neves visto a margem de erro da pesquisa ser de, no máximo, 2%. Já a candidata do PT Dilma Rousseff continuaria liderando a disputa à presidência com 36% da preferência do eleitorado, segundo a sondagem.

As intenções de voto nulo ou em branco, que eram de 13%, cairiam com a entrada de Marina. Segundo o Datafolha, com Marina candidata, a taxa recuaria para 8%. O percentual de indecisos, que era de 14%, cairia para 9%.

Na simulação de segundo turno, Marina Silva teria 47% das intenções de voto, contra 43% da presidente (situação de empate técnico no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Contra Aécio Neves, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Na pesquisa de julho, o cenário era de 44% a 40%, ou seja, empate técnico.

É aguardar para ver, até por que a pesquisa de campo foi iniciada um dia após a morte de Eduardo Campos e tem todo um clima emocional envolvido. A nosso ver, esse quadro deve mudar até as eleições marcadas para outubro, em função de variáveis como o tempo decorrido após a morte de Eduardo Campos e do período de propaganda eleitoral na TV. Achamos que a maior beneficiada com a mudança do quadro das candidaturas será Dilma Rousseff, que deverá herdar a maioria dos votos que seriam dados a Eduardo Campos no Nordeste. Esse cenário não é de todo imprevisto visto que antes da morte de Eduardo, em Pernambuco, as intenções de votos para a presidência eram de 40% para Dilma contra 38% para Eduardo Campos.

Um comentário:

  1. […] candidato à presidência pelo PSDB Aécio Neves, falando a respeito da pesquisa DataFolha para a presidência, divulgada ontem (18/08/2014), já apresentando o nome da ex-senadora Marina Silva como candidata […]

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição. Valeu!!!

Veja também esses posts